Papo de Maria é um site, fruto do projeto CAFÉ DAS MARIAS, que teve início em junho de 2011 , tendo como precursoras Bibiani Fassio Fontes e Rebeca Amaro Pereira. No início, o café acontecia de uma forma natural, com a troca de experiência entre amigas, sobre vida conjugal, sexual e familiar. Em pouco tempo, a procura pelo café das marias tomou proporções inesperadas, atingindo a marca de 350 mulheres participantes, que contribuindo com suas experiências, possibilitaram a ampliação do repertório de abordagens como também o desenvolvimento de novos temas. Desde então, as reuniões passaram a ser agendadas, e atualmente ministradas por Rebeca, que exterioriza sua Maria Beca, e trata de assuntos inerentes à alma feminina. Além de um trabalho de auto ajuda ou reconstrução da identidade, como queira chamar, Maria Beca contextualiza a Mulher historicamente, e dessa forma, trabalha a conscientização das participantes, reformulando conceitos e valores machistas, que foram tão presentes em nossa sociedade desde sempre. MARIA foi o codinome escolhido para definir todas as mulheres. Tanto as santas quanto as pecadoras , as marias gasolina, marias sapatão, marias sem vergonha, marias muleque, marias fofoqueiras e tantas outras marias que vão sendo reveladas nesses encontros. Cada tipo de Maria é analisada a partir de um olhar humanizador, quebrando as correntes dos pré-conceitos e promovendo acima de tudo a compreensão e a aceitação das diversas realidades de marias. O sucesso do café das marias se deve a criação de um ambiente propício a satisfazer a necessidade que as mulheres tem de expor suas crises, seus problemas, compartilhar sua história, pois encontram pessoas dispostas a ouvir e unir forças , dividindo assim o peso do cotidiano e da responsabilidade de ser uma mulher moderna.

By Mª Cell

quinta-feira, 5 de julho de 2012

As meninas não acreditam mais em Contos de Fadas


As princesas Disney já inspiraram muitas garotas em seus sonhos românticos e cor de rosa.
Hoje em Dia, temos acesso às releituras de figura e personalidade dessas mesmas princesas, que vem a traduzir de forma bem mais coerente com o mundo em que as mulheres viveram, sua trajetória de submissão, revolta, obscuridade ante ao mundo machista e finalmente, à gradativa libertação e consciência do importantíssimo papel da mulher na sociedade.

As imagens são de Dina Goldstein em sua série fotográfica "Fallen Princesses".

A exemplo da submissão e machismo:


Aqui, Branca de Neve, após seu Final Feliz nas história, nos apresenta a realidade do seu "Felizes para Sempre"
Era justamente assim que acontecia de forma predominante no passado, no qual a mulher só tinha honra se fosse casada, uma senhora de respeito. Aqui não são levados em conta seus sonhos, sua naturalidade, sua natureza feminina. Aqui ela é mãe, de muitos filhos aliás, obedece ao marido, não expõe suas frustrações e se conforma com a situação, já que o marido é quem a sustenta.


A reflexão da sua condição submissa.


Aquí, Cinderela passa por uma fase de reflexão em busca do conhecimento de sí mesma, de seu valor, de suas possibilidades enquanto pessoa. Retrata o momento em que muitas mulheres, sem espaço na sociedade, se atiraram numa liberdade que consistia em deixar tudo pra trás, abandonar seu moralismo construído durante toda a sua vida, e dessa forma, acabavam sendo marginalizadas ainda mais, já que o pensamento machista rotulava essas mulheres que estavam à frente do seu tempo, ou seja, as que iniciaram a luta pela liberdade de pensamento e expressão da mulher.

Trilhando o próprio caminho.


Neste momento, a mulher se desvencilhava dos estigmas impostos pela sociedade, e passou a acreditar que além de dona de casa, poderia também seguir uma carreira profissional. Que não era regra depender de um homem para sua própria subsistência, já que ela mesma poderia trabalhar e ser independente. A mulher pode escolher se queria ter filhos ou não, e a vestir-se como lhe apraz, sem precisar justificar-se. A mulher começou a trilhar um caminho de aventuras e perigos, prazeres e desilusões, e desde então, segue em frente sem saudades do passado.


E pra quem se interessou pelas imagens, aqui neste link você encontra muitas outras http://lounge.obviousmag.org/vida_alternativa/2012/07/princesas-desencantadas.html.

By Maria Cell

Nenhum comentário:

Postar um comentário